Wednesday, May 15, 2013

PORTUGUESE: Como o Evangelho nos liberta da opressão psicológica


Seu Irmão Daniel
Para mais grandes blogs como este vá ao site de Daniel blog em: www.Mannsword.blogspot.com

Como o Evangelho nos liberta da opressão psicológica

Cristianismo é referido muitas vezes pejorativamente como religião "pecador podre sujo". Nossos detratores muitas vezes vão dizer algo como isto:
  • "Os cristãos tendem a ser tão culpa. Eles sentem que têm que passar a vida a degradar -se para ganhar a aprovação de Deus. Acho que é muito deprimente. Em vez disso, eu quero uma espiritualidade que é positiva, liberando e que vai me fazer sentem bem sobre mim mesmo."
Este tipo de reação é muito compreensível. Nós todos queremos ser felizes, e pode parecer que o Evangelho é uma rua de sentido único em uma vila medieval onde a Inquisição é diabolicamente entrincheirada, buscando enxugar cada sorriso. Embora seja difícil de vender apenas afirmam que o Evangelho nos libertará de tantos dos tormentos da vida, uma história pode ser útil.
Para os primeiros anos que eu estava ensinando Bíblia e teologia da escola de Nova Iorque , da Bíblia, eu era assaltado por tais sentimentos intensos de indignidade, vergonha e desprezo de auto que eles cooptado minha vida de pensamento. Impulsionada por esse sentimento poderoso, minhas dúvidas pareciam falar com autoridade incontestável: "você ensina? Que tipo de cristão é você de qualquer maneira? Você acha que realmente tem fé? Olhar como egoísta e egoísta você está. Como você vai ajudar alguém? O que um charlatão, posando na frente da classe, como algum tipo de autoridade! O que você acha que sua reação seria se eles realmente você sabiam?"
Devastada por essas acusações, eu queria desaparecer e ter os edifícios de Nova York implodir sobre minha cabeça e me engolir sem um sinal. Muitas vezes, eu pensei em chamar a minha escola para dizer, "encontrar-se a outra pessoa. Eu não sou seu homem." Mas, aos poucos, o Evangelho começou a enraizar-se.
Minha antiga pré-cristã na luta para alcançar algum senso de significado e valor, eu iria afastar a vergonha e o auto-desprezo por meio de afirmações positivas: "eu sou uma boa pessoa; não, eu sou uma pessoa muito superior. Eu sou _ _, _ e muito mais. Eu sou uma pessoa única!" Não havia nenhuma final para os superlativos. Na verdade, eu estava sempre inventando novos — tudo o que eu precisava para dizer-me a manter a vergonha na baía. No entanto, estas nunca foi suficiente, e assim sempre precisei até os superlativos para superar o onipresente sentimento de vergonha.
No entanto, como cristão, aprendi que era errado exercer essa forma de masturbação. Mas eu tinha que fazer algo sobre as flechas venenosas dos meus próprios demônios. Eu precisava provar-me, e agora eu tinha um novo veículo com que fazê-lo. Eu iria primamos em espiritualidade! Eu iria provar, pelo menos para mim, que eu era digno da graça de Deus.
Eu tranquilizei-me que eu era mais merecedor da salvação do que outros. Eu estava mais espiritual; Eu tinha escolhido de Deus, porque eu não estava tão carnal como 90% da raça humana. Eu tinha o entusiasmo da mente para reconhecer o valor superando as coisas de Deus e eu tinha um grande destino, não apenas no céu, como todos os outros cristãos, mas eu levaria também a forma como aqui.
No entanto, Deus nos ama demais para permitir-na prosseguir em nossas ilusões. Ele fechou minha mão para todos os meus sonhos de realização espiritual. Ainda mais difícil de suportar, comecei a ver minha própria pobreza de espírito, minha indignidade absoluta. MEUS imposições ficaram impressionadas, e os demônios da vergonha e auto-desprezo voltou com força total para trás. Busquei febrilmente reconstruir os direitos niveladores com boas obras - tudo o que me diria, "você está OK!" Em meu tormento, eu comecei a ler a Bíblia com novos olhos cheios de lágrimas, na esperança de encontrar um Deus escondido dentro de suas páginas, que seria muito mais misericordioso do que já ousei a esperança.
Jesus contou uma parábola sobre dois homens que entraram o templo para rezar um era um fariseu auto-confiante, o outro um pecador quebrado que faltava a confiança a até mesmo olhar para o céu (Lucas 18:9-14). Eu havia me tornado esse pecador quebrado, agora sem defesa contra a fúria interna. Eu tinha sido despojado de confiança e qualquer sensação que havia algo sobre mim que mereceria mesmo um olhar de um Deus santo.
Paradoxalmente, este foi o início da liberdade psicológica. Eu tinha sido despida de todas as minhas defesas e pela primeira vez na minha vida, gradualmente, achei que não precisa deles. Eu poderia finalmente deixar de ir meus miseráveis folhas de Figueira, porque eu estava começando a conhecer um Deus que queria vestir-me com seu perdão, sua justiça e sua santificação (1 Coríntios 01:29-30). Eu estava começando a aprender o que eu estava completa nele (Col 2:9-10), não por causa de quem eu sou, mas por causa de quem ele é.
Levei um tempo para aprender essas lições. A Bíblia foi o meu pensamento-vida, mas ele parecia dizer tais coisas contraditórias. Por um lado, ele me garantiu que a salvação, junto com tudo mais que eu precisava, era absolutamente livre. Mas, em seguida, observei que outros versos pareciam dizer que "Presentes" de Deus também necessário algum trabalho de minha parte. Estes "contradições" primeiro precisava ser resolvido antes de eu decisivamente poderia enfrentar meus demônios.
No entanto, lentamente, nesse dia veio. Agora, quando meus demônios acusam-me de minhas falhas e dignidade, eu estou pronto para eles: "Satanás, você está certo! Eu sou totalmente indigno para servir a Deus, muito menos para ensinar. Eu não mereço a menor coisa dele. Mas eu tenho um Deus incrível que é tudo para mim, minha justiça, minha santificação e tudo aquilo que eu preciso. Ele me ama com um amor eterno e nunca vai me deixar. É ele quem me deu o privilégio de servi-lo através do ensino. Além disso, estou tão feliz que tenha sido lembrei de minha indignidade, porque isso só leva-me a ser grato e me faz apenas querer cantar seus louvores."
Compreender as verdades das Escrituras torna-se um manancial de paz (Col. 2:1-4). Eu agora estou livrar alguns bagagem que tinha sido muito pesada para carregar. Como Jesus disse: "se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(John 08:31-32). A verdade me libertou, livre da necessidade de defender-me, livre de lutando para provar-me, livre da vergonha e auto-desprezo e livre do medo do fracasso. Bem, não é absolutamente livre, mas livre suficiente.
No entanto, esta liberdade nunca viriam sem ver as profundezas de minha indignidade. Eu não tinha chegado a este ponto de esmagamento, eu nunca teria descoberto verdadeira graça e sem receber esta graça incrível, eu nunca teria encontrado a confiança para pôr de lado todas as lutas internas e finalmente aceitar o fato de que eu sou um pecador totala salvo pela graça.
Não é na todo mundo experiência é tão intensa como a mina era, mas todos nós temos uma consciência que nos diz coisas que não queremos ouvir, e todos nós tentar vencê-lo para baixo de uma forma ou de outra (romanos 01:18-21). Todos nós ansiamos para provar a mesmos e recorrer ao auto-engano para realizar essa tarefa.
Isso não é meramente um ponto de vista bíblico; Esta é a opinião dominante da psicologia. Shelley Taylor escreve:
Como vimos, as pessoas são tendenciosas positivamente nas suas avaliações de si e da sua capacidade de controlar o que se passa à sua volta, bem como em seus pontos de vista do futuro. A existência generalizada desses preconceitos e a facilidade com que pode ser documentados sugere que eles são normais. [1] [1] 46

Podem ser "normais", mas dependência auto enganos, o produto da justiça própria, em última análise, produz uma perda de flexibilidade mental, não a liberdade e a alegria. Pode parecer paradoxal, o caminho para liberdade obriga-nos uma viagem humilhante pelo "vale da sombra da morte" (Salmo 23), onde nossa armadura velha e as defesas são arrancadas para que nós pode ser re-clothed em esplendor. Não admira que Jesus nos diz: "Fou todo aquele que se exalta será humilhado, e aquele que se humilha será exaltado" (Lucas 18:14).
Como depois viemos a este lugar da certeza da graça de Deus em face de nosso quebrantamento espiritual? Não é possível por conta própria. Jesus tinha ensinado enfaticamente contra a idéia de salvação (Mateus 19:26; John 3:3; John 06:44). No entanto, ele fez igualmente evidente que o crescimento espiritual também é impossível sem o seu envolvimento (João 15:4-5). Sabendo disso, temos de confiar nele para executar para nós o humanamente impossível e clamam por sua intervenção.
Desespero espiritual é uma lente que traz graça em foco fino. É este luto que aguça os nossos olhos para a realidade da graça (Mateus 5:3-4; Salmo 25-9; 14-15). Mas e se não vemos nossas carências? Temos que abraçar a oração de Davi:

Sonda-me, Ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos ansiosos. Se há alguma forma ofensiva em mim e me levam no caminho eterno (Salmo 139:23-24).

Confie no presente. Ele prometeu revelar-nos nossas deficiências espirituais, como fez também para as igrejas do Apocalipse:
Prossigo para o objetivo de ganhar o prêmio para o qual Deus o chamou me ao céu em Cristo Jesus. Todos nós que são maduras devem ter essa visão das coisas. E se em algum ponto você pensam de forma diferente, que também Deus tornará claro para você. Só vamos viver até o que nós já alcançaram (Philip. 03:14-16).


[2] [1] Shelley E. Taylor, ilusões positivas (New York: Basic Books, Inc, 1989) 46.











 

No comments:

Post a Comment