Monday, March 25, 2013

PORTUGUESE: Arrependimento Revisited: É necessário para a salvação?

Seu Irmão Daniel
Para mais grandes blogs como este vá ao site de Daniel blog em: www.Mannsword.blogspot.com

Apresentei este artigo no nosso Simpósio NYSB 3/23:

Arrependimento Revisited: É necessário para a salvação?


Arrependimento é necessário para a salvação? Apenas recentemente, Alan Chambers, Presidente da Exodus International, um Ministério para ajudar a deixar o estilo de vida gay, gays inadvertidamente levantou esta questão. Ele alegou que gays arrependidos são companheiros irmãos em Cristo e, portanto, vai para o céu:
·        Existe condenação para aqueles que estão em Cristo? Não há! Há pessoas lá fora uma vida gay cristão, uma vida cristã ativa. Deus é aquele que os chamou e tem seu coração e eles estão em relação com ele. E eu acredito que eles serão no céu comigo? Eu faço!
Esta declaração afirma que o perdão e salvação – e eles são inseparáveis – não necessitam de arrependimento, mas simplesmente uma profissão de fé. No entanto, isto levanta uma importante questão: "É uma fé que não tem vontade de arrepender-se verdadeiramente uma fé salvar ?"
De acordo com o teólogo dispensacionalista tradicional, Lewis Sperry Chafer, é:
  • Escritura é violada e a inteira doutrina da graça confuso quando salvação feita depender de outra coisa senão acreditar. A mensagem divina não é "crer e rezar"..."crer e arrepender-se"...Se fossem tão essenciais à salvação acreditando que nunca seriam omitidas alguma passagem em que afirma o caminho para ser salvo. (Major Bíblia temas, 187).
Para proteger o ensino que a salvação é puramente um dom gratuito da graça, Chafer alegou que fé salvadora é apenas uma questão de concordância mental ou acordo para certas verdades sem qualquer necessidade de compromisso ou arrependimento. Embora eu respeito a sua preocupação, eu acho que essa estratégia é um grande erro. Vou tentar demonstrar como assentimento mental sozinho não consegue medir até o padrão de fé bíblica.
Os demônios também podem consentir com as verdades do Evangelho, mas isso não salva-los. James alega que demônios acreditam em "um Deus", mas ainda permanecem não salvas:
  • Mas alguém dirá: "você tem fé; Eu tenho ações." Mostre-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei minha fé pelo que eu faço. Você acredita que há um só Deus. Bom! Até os demônios acreditam que-- e tremem. (James 02:18-19)
Seu problema não é que eles não conseguem dar assentimento mental a certas verdades. Seu problema é que sua fé não é uma fé bíblica. Ele não contém qualquer compromisso ou arrependimento. Na verdade, os demônios conhecem o Evangelho melhor do que a maioria de nós provavelmente e rapidamente poderiam reconhecer seus inquilinos.
No entanto, em oposição a esta, teólogo dispensacionalista J.B. Hixson afirma que o problema dos demônios é não que falta compromisso ou arrependimento, mas que carecem de suficiente conhecimento do Evangelho:
  • O objeto de sua fé [os demônios] – a proposição que eles acreditam - é a unidade de Deus. Ninguém, demônios ou caso contrário, recebe a salvação eterna crendo na unidade de Deus. (162)
No entanto, supor que demônios entender que Deus é único não é bíblico. Claramente, eles entendem muito mais. Eles mostram evidências de que eles acreditam que Jesus é o filho de Deus e que ele irá julgá-los:

  • Quando ele chegou do outro lado da região do Gadarenes, dois homens possuídos vindo dos túmulos o conheci. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar dessa forma. "O que você quer com a gente, filho de Deus?", eles gritavam. "Você veio aqui para torturar-nos antes do tempo apontado?" (Mateus 08:28-29; também Mark 01:23-24 03:11; 5:6-7; Luke 04:33-34, 8:41:28)
Nem deve, supomos que isso não é tudo o que eles entendem. Eles sequer sabem algo sobre o caminho da salvação através do filho:
  • Uma vez, quando estávamos indo para o lugar de oração, nós foram encontrados por uma escrava que tinha um espírito pelo qual ela previu o futuro. Ela ganhou uma grande quantidade de dinheiro para os seus proprietários por adivinhação. Esta menina seguido de Paul e o resto de nós, gritando, "estes homens são servos do Deus Altíssimo, o que estão dizendo que a maneira de ser salvo." (Atos 16:16-17)
Demônios têm claramente um monte de conhecimento. Eles conhecem as Escrituras (Mateus 4:6) e têm a capacidade de enganar-nos (2Co 11:14-15; 4:4; 1 TM. 4:1) no entanto, nós não somos salvos por nosso conhecimento. O conceito bíblico da fé deve incluir mais do que o mero conhecimento. E ele faz.
Jesus contou uma parábola sobre duas pessoas – um fariseu e um publicano – que entraram no templo para orar. Só o desprezado cobrador de impostos à esquerda "justificada" – salvos (Lucas 18:9-14). Sem dúvida, o fariseu poderia dar parecer favorável à doutrina muito mais do que o pecador, mas evidentemente, faltava-lhe salvar a fé – que inclui o arrependimento. Claramente, nós não somos salvos por nossos conhecimentos sobre o Evangelho sozinho. Enquanto o fariseu era na negação sobre seu próprio pecado e, consequentemente, disposto a confessar e arrepender-se, o cobrador de impostos foi claramente arrependido. Jesus explicou que o problema do fariseu não era que faltava-lhe a doutrina correta, mas que recusou-se a humilhar-se a reconhecer o seu pecado e que fez toda a diferença.

ARREPENDIMENTO NÃO É UMA OBRA; NEM É MERITÓRIA; NEM SERÁ A EXIGÊNCIA DE ARREPENDIMENTO CONTRADIZ A AFIRMAÇÃO BÍBLICA DE QUE A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA FÉ.
Arrependimento não é um trabalho meritório. John Batista contrasta com as boas obras que será levado adiante por um coração arrependido de arrependimento:
  • Mas quando ele viu que muitos dos fariseus e saduceus vindo para onde ele estava batizando, disse-lhes: "você raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira próxima? Produzir frutos dignos de arrependimento. (Mateus 3:7-8; Lucas 3:8)
É fácil dizer, "Eu me arrependo de meus pecados." É totalmente outra coisa "produzir a fruta" que refletem um coração arrependido. Apesar de uma mudança de coração sobre nossos pecados (arrependimento) é a chave, os fariseus eram frequentemente na negação (Mateus 23; Lucas 16:15; 18:9). Por conseguinte, Deus deram a lei para nos dar uma medida objetiva em relação a nossa posição espiritual e moral. Trazendo à tona o fruto (boas obras), exigido por lei, revelaria se alguém estava verdadeiramente arrependido e se arrependeu de seus pecados (Rom.3:19-20).
Obediência não é arrependimento. Em vez disso, a obediência é o fruto do arrependimento. Se nós realmente lamentamos nossos pecados, vamos transformá-los. Pelo menos, vamos tentar. Uma árvore boa produz bons frutos.
Paulo faz a mesma distinção entre o arrependimento e o seu fruto. Em sua defesa antes rei Agrippa, Paul distingue arrependimento dos "atos" de arrependimento:
  • "Primeiro àqueles em Damasco, então para aqueles em Jerusalém e em toda a Judéiae aos gentios também, preguei que eles devem se arrepender e voltar para Deus e provar seu arrependimento por seus atos." (Atos 26:20)

Claramente, Paul não considerasse arrependimento como um ato meritório ou "Escritura". Em vez disso, verdadeiro arrependimento traz obras como faz fé.
O ISBE define "arrependimento" (grego, "metanoeñoô") como:
  • Retorno ao Deus da mudança espiritual implicada em um pecador. O termo significa "para ter outra mente," para mudar a opinião ou a finalidade no que se refere a pecado.
Em alguns casos, o ISBE define-o como um sentimento, mas nunca um trabalho ou obediência. Como uma mudança de coração e mente, arrependimento parece ser quase sinônimo de fé.
1. Fé é uma viragem para Deus; arrependimento é um giro longe pecado.
2. Fé é uma confiança em Deus; arrependimento rejeita a confiança em si mesmo.
3. Se a fé é a determinação de viver para Cristo e, em seguida, o arrependimento é a determinação de transformar do pecado.
Visto desta forma, a fé-arrependimento representa um único turno longe do pecado e a Deus. São lados opostos de uma mesma moeda, não duas atividades distintas. Quando eu virei a Cristo, simultaneamente decidiu que eu não queria minha vida antiga.
Há muitas evidências de que uma fé bíblica real e arrependimento são sinônimos e, portanto, inseparáveis. Ambos vêm como presentes de Deus:
  • Porque pela graça que sois salvos, através da fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus - não por obras, para que ninguém se glorie. (Ephes. 2:8-9; também ROM. 12:3; Phil. 01:29; Atos 18:27; 16:14; 13:48; 03:16)
O mesmo princípio aplica-se também ao arrependimento. É concedido por Deus:

  • Quando ouviram isso, eles não tinham mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "então, Deus concedeu ainda o arrependimento de gentios a vida." (Atos 11:18; 2 Timóteo 02:24-25 03:36; 05:31).
Arrependimento leva a salvação, como faz fé. Existem muitos outros versículos que arrependimento de lista, como a exigência para a salvação sem qualquer menção da fé:
  • Ele lhes disse, "isto é o que está escrito: O Cristo vai sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e o arrependimento e o perdão dos pecados vão ser pregados em seu nome a todas as Nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:46-47)
  • Tristeza segundo Deus traz arrependimento que leva à salvação e deixa sem pesar, mas tristeza mundana traz morte. (2 Cor. 07:10)
  • Arrepender-se, então e voltar para Deus, para que seus pecados podem ser dizimados, que tempos de refrigério vêm do Senhor, (atos 03:19; também atos 02:38; 17:30, 08:22; 20:21)
Estes versos são claramente referindo-se à salvação – perdão dos pecados e a reconciliação com Deus. Por que não há nenhuma menção de fé aqui? São estes versos sugerindo que a fé é desnecessário para a salvação? É claro que não! No entanto, se o arrependimento é inseparável do conceito de fé – sendo ambos lados da mesma moeda - então ele opostos seria redundante dizer "arrepender-se e acreditar."
Consequentemente, quando João Batista e Jesus pregaram "arrepender-se para o Reino de Deus está próximo", foi entendido que este comando também implicou uma confiança em Deus. Arrependendo-se do pecado, negligenciando totalmente a Deus, é uma idéia ridícula. Da mesma forma, confiar em Deus, ao continuar a confiar em nossos próprios dispositivos pecaminosos, é igualmente ridícula.
As escrituras hebraicas mencionam frequentemente "arrependimento" ou "voltar" no lugar de fé. Em consagrar o templode Jerusalém , o rei Solomon especificado arrependimento como condição para o perdão e restauração:
  • "Quando o povo de Israel foram derrotados por um inimigo porque pequei contra ti, e quando voltar para você e confessar o seu nome, orando e fazendo a súplica para você neste templo, então ouvirei dos céus e perdoa o pecado do seu povo Israel e trazê-los de volta à terra você deu a seus pais." (1 Reis 08:33-34; Veja também Jer. 24:7; Ezek. 18:30-32; Mal 3:7; Isaías 01:27; redentora)
Uma recusa a arrepender-se é uma recusa a confiar em Deus. Imaginem um dos seus fiéis, solicitando que você batizá-los, dizendo:
  • Pastor, eu totalmente confiar em Jesus e acredito que tudo o que ele ensina. No entanto, deve ser totalmente honesto com você. Recuso-me simplesmente parar de molestar meninos. É muito importante para mim. No entanto, entendo que a fé é simplesmente mental favorável às verdades das Escrituras. Portanto, concordo que a pedofilia é errada, mas eu não vou abandoná-lo.
Isto, naturalmente, é ridículo. Se alguém confia em Jesus, ele vai fazer o que Jesus lhe diz para fazer! Quando alguém se recusa a fazer isso, isso significa que ele não confia nele. Em vez disso, ele acredita que ele sabe melhor sobre o que é bom para ele do que Jesus. Isso não é fé, mas Self-Deception.
Se você fosse para batizá-lo e estender-lhe o direito-mão-de-comunhão, você teria então rapidamente retrai-lo e trazer a Igreja disciplinares acusações contra ele. Como é ridículo!
No entanto, teria sido muito diferente se o pedófilo tinha vez disse:
  • Pastor, eu não tenho a força para sair a molestar, mas eu quero confiar que Jesus vai me ajudar.
Por outro lado, este é um grito de arrependimento e a vontade de seguir a Jesus! Esta é também uma demonstração de fé.
Fé implica arrependimento e portanto, o arrependimento não é uma condição adicional para salvação. Dispensational teólogo Charles C. Bing define salvando a fé ("pisteuo") como meramente "para ser convencido de algo" (101). No entanto, isso fica muito aquém o retrato robusto da fé que recebemos da escritura. Nas Escrituras, encontramos que a fé não é simplesmente uma decisão a reconhecer certos preceitos. Porque o homem natural se opõe à luz (John 03:19-20), considera as coisas de Deus como "loucura" (1 Coríntios 02:14) e, consequentemente, não buscar a Deus (ROM. 03:10-12), uma mudança de coração é necessária.
Moisés confessaram a Israel que "até hoje o Lord não deu-lhe um coração saber" ou acreditar (Deut anteviram; NASB). No entanto, Moisés prometeram que Deus iriam "circuncidar seus corações... assim que você pode amá-lo" (DT áspides). Como Ezequiel revelada, a fé é baseada em um coração novo e espírito:
  • Eu vai Borrifar água limpa em você, e você será limpo; Vai purificar-vos de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Vou dar-lhe um novo coração e colocar um espírito novo em vocês; Vou retirar-lhe seu coração de pedra e dar-lhe um coração de carne. E vou colocar o meu espírito em vós e movê-lo para acompanhar os meus decretos e ter cuidado para manter as minhas leis. (Ezequiel 36:25-27)
Este nova coração (juntamente com o Espírito Santo) – a condição prévia para a fé – não só produziria concordância com suas verdades, mas também um amor por Deus e uma disponibilidade "para acompanhar os meus decretos." Ele também irá produzir uma vontade de transformar a vida velha (arrependimento):
  • Em seguida, você vai lembrar de seus maus caminhos e maus atos, e você vai detestar-vos pelos seus pecados e práticas detestáveis. (Ezequiel 36:31)

Por outro lado, os "cristãos gays" não detestam seus pecados. Fé e arrependimento são um pacote de ofertas. Eles são inseparáveis. Eles vêm do mesmo dom de um coração novo. A realidade da nova aliança não nos permitirá afirmar uma fé que não tem compromisso e arrependimento. No final, quando Deus derrama para fora seu Espírito Santo sobre Israel, eles simplesmente não reconhecem um certo conjunto de verdades, mas eles também se arrependem de seus pecados e buscam (Zech. 12:10 -13:1). Jeremias descreveu esta realidade nova aliança: Deus seriam "colocar minha lei em suas mentes e escrevê-lo em seus corações" (Jeremias 31:33). Assim:
  • Eles sempre medo me [fé]... para que eles nunca ficará longe de mim [Arrependimento]. (Jeremias 32:39-40)
Sendo nascida novamente – recebimento e nova coração e o Espírito – significa que receberemos as verdades que nós vez tinha odiado e rejeitado. Também necessariamente significa que nós se arrependerem de nossos caminhos antigos, incluindo o nosso ódio da luz! É impossível acreditar que se nós ainda reter nosso antigo ódio pela verdade e se recusam a arrepender-se dele. Fé e arrependimento são tão inseparáveis como as cabeças e caudas de uma mesma moeda.
No Livro do Apocalipse, Jesus informa cinco igrejas tha t que eles devem arrepender-se se eles devem ser salvos. Por exemplo, ele promete a Igreja de Laodicéia
:
  • Aqueles a quem eu amo repreender e disciplinar. Ser tão sério e se arrependem. Aqui estou eu! Estou à porta e bato. Se alguém ouve a minha voz e abrir a porta, vou entrar e comer com ele e ele comigo. (Rev. 03:19-20; Veja também Rev. 2:5; 16; 22; 3:3)
Eles estavam nus, e Jesus disse-lhes como eles poderiam obter "vestes brancas" da salvação por meio do arrependimento. Salvação era a questão. Pode haver pouco dúvida disto. A Igreja de Sardes tinha sido encorajada que se arrependeram, "eu vai nunca apagar os seu nome do livro da vida" (Rev. 3:5).

Dizer às pessoas que eles não precisam arrepender-se para ser salvo pode ser reconfortante, mas é um conforto falso e temporário. Jesus adverte a Igreja em Éfeso que se eles não se arrependessem, ele removeria sua lâmpada-carrinho. No entanto, se se arrependeram, eles "comeria a árvore da vida" (Rev. 2:7).
Este é o tipo muito da mensagem, que precisamos estar dizendo "Cristãos gays"! No entanto, que não deve subestimar a força da tentação que Alan Chambers experimentado. É muito fácil ignorar a necessidade de arrepender-se quando outros insistem que você considerá-los como irmãos em Cristo e, em seguida, tratá-lo como um herói depois que você se comprometer.


No comments:

Post a Comment